Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pacotinhos de Noção

A noção devia ser como o açúcar e vir em pacotinhos, para todos tomarmos um pouco...

A noção devia ser como o açúcar e vir em pacotinhos, para todos tomarmos um pouco...

Pacotinhos de Noção

28
Abr23

Infelizmente, quem ri por último...


Pacotinhos de Noção

O vídeo divulgado pelo Observador tem uma gravidade já grandemente explanada por alguns comentadores políticos, mas que, ao que me parece, não viu ainda abordada a vertente mais perigosa nisto tudo. O engrandecimento do CHEGA.

Ao vermos estas múmias políticas numa situação, em que mais parecem vorazes hienas na esperança de conseguir engolir um pedaço de carne putrefacta, só me vem à memória os tempos em que andava na escola. Invariavelmente havia um tipo com o qual não simpatizava nem um bocadinho, e como eu quase ninguém. Era rude, despropositado, porcalhão, mal-educado, fumava charros que se fartava, claramente tinha piolhos e banho era coisa da qual não gostava. Em suma, era o tipo de pessoa de quem queria distância, pois os seus princípios não se coadunavam com os meus. Ignorava-o e pronto, estava tudo bem, ele não me chateava, e eu até me esquecia da sua existência. É um bocadinho triste, é verdade, mas cada um tem que saber viver com as escolhas que faz, e caso haja o mínimo de respeito, até se vai vivendo bem.

Ora, a coisa ganha outro tipo de contornos, quando os betos ranhosos da associação de estudantes, se uniam.

Com as suas calças bege, camisas cor de rosa e sapatos de vela, ou “mocassins”, juntavam-se com o intuito de fazerem o seu “bullying” de retardados, para que mais tarde se pudessem rir, e vangloriar, junto das suas Caetanas, Madalenas e Rosarinhos que, num pequeno aparte, acabavam por ser as namoradas-rodízio, pois a cada 2 meses trocavam de namorado, mas nunca saindo daquele restrito grupo.

Embora continuasse a não gostar minimamente do tipo charrado, a verdade é que me incomodava muito mais aquele grupo de privilegiados, que só se comportavam daquela maneira porque estavam em manada, e também pelo motivo que, invariavelmente, o director da escola era amigo, ou um bom conhecido, dos paizinhos daquele grupo. O outro podia ter todos os defeitos e mais alguns, mas o mérito de não ser cobarde não lho podíamos tirar.

O que não rara vez acontecia, era esse tipo maltrapilho, acabar por vir a ser o próximo presidente da associação de estudantes, porque, tal como eu via a atitude dos "Bernardos", também o resto da escola via, e na altura de ir votar, nem tinham em atenção as propostas, votavam naquele que foi vilipendiado.

Bem sei que poderá ser uma comparação disparatada, mas foi precisamente o que senti. Santos Silva, um político que é tudo menos recomendável, usa do seu cargo de Presidente da Assembleia para fazer fretes ao PS. Neste vídeo não tira os olhos embevecidos de cima de António Costa. Chega a ser confrangedor tanto charme e amor que lhe transmite, e aquele auto-elogio de como teve "a fúria de um tipo gelado", para mostrar ao Tó como fez frente ao Ventura, só precisava que ele se pusesse de joelhos, para lhe fazer um felácio político, que acabariam com muitos "sim, sim, sim"... Isto só não aconteceu porque a jactância afirmativa estava reservada a Marcelo Rebelo de Sousa, que empolgado como estava, não se coibiu de, também ele, tecer considerações, esquecendo que é o Presidente de TODOS os portugueses, não só dos que votaram PS ou PSD. Os do CHEGA, mesmo não tendo votado nele, e sendo indivíduos que têm algum défice cognitivo, também merecem respeito... Não de mim, que não sou ninguém, mas do Presidente da República, acho que é o mínimo que é exigido.

Estas situações não mudarão nunca o meu sentido de voto na direcção de um partido como o CHEGA. Votar num André Ventura é  jogar à roleta russa com 5 balas no tambor. A hipótese de não dar buraco é quase nula, mas isto é a minha convicção, que sou um ser iluminado, esclarecido, com uma inteligência muito acima da média e que para ser realmente perfeito só me falta ser um tipo gelado. O cidadão comum provavelmente não pensará assim. Vai apenas pensar que, tal como o Ventura, têm sido alvo de pancada deste Governo, com cortes, aumentos, perda de qualidade de vida, falha nos serviços, e por simpatia na dor, irão dar o seu voto ao vitimizado mais próximo. Aposto que isto se vai sentir nas próximas sondagens.

Para concluir gostaria só de sublinhar aquilo que este vídeo representa.

Representa um bando de raposas velhas, que não respeitam nada nem ninguém, não respeitam o povo, não respeitam as outras facções políticas, os outros partidos.

Têm um conluio bem montado para que PS consiga continuar a mamar na teta de Portugal, fazendo com que estes velhos de tanto leitinho gordo, tenham uns níveis de colesterol nos píncaros, mas este colestrol converte-se em dinheiro, em influência e em favores. Depois, quando confrontados com as atitudes que tiveram, e com aquilo que disseram, não têm pudor em dizer que não é verdade, que foi tirado do contexto ou que foi mal interpretado. O vídeo não escalpelizado ao pormenor, porque ainda não vi ninguém a referir aquilo que António Costa, o piadista, diz quando Santos Silva fala em "vice-presidências". Consigo ouvir claramente o vosso Primeiro Ministro a falar em Almirante, e Almirante de doca seca. Pois se no que diz respeito a presidências o Almirante qu se diz que pode vir a ser candidato, é só um, quer-me parecer que até Gouveia e Melo foi alvo desta codrilhice de velhas políticas.

Mas essa já seria outra história...

4 comentários

Comentar post