Pedido de ajuda!
Pacotinhos de Noção
Preciso que me digam como hei-de fazer para me curar.
Comecei por usar esta malvada porque diziam que me iria sentir bem, que me faria sentir seguro e que nada de mal iria acontecer. E realmente nada de mal aconteceu. A princípio fui usando de vez em quando. Umas vezes por piada, outras vezes em casa para experimentar, para ver como era.
Pouco tempo depois comecei a usar em mais lugares, inicialmente com algum pudor e havia quem me olhasse de lado. Fui-me apercebendo que não era só a mim que reprovavam com o olhar e que era um estigma que tinham contra todos que estavam a começar a usar.
Não tinha para onde me virar. De um lado tinha os que não usavam e criticavam, e do outro tinha os que usavam, sem vergonha nenhuma e sem pudores e que me criticavam por não ser como eles...
O tempo foi passando e fui usando cada vez mais e mais. A adaptação custou um bocado mas depois do período inicial, em que me provocava aflição, dores de cabeça e faltas de ar, passou a ser confortável e realmente era já um hábito, que não sendo normal, fazia parte do meu quotidiano. Curiosamente houve até situações em que me deu mais segurança, quando antes não a tinha. Não sei se de facto assim era ou se estaria apenas a sofrer de um engano psicológico, para me fazer permitir continuar a usá-la.
Pensei que conseguiria deixar quando quisesse e cheguei a comentar isso mesmo, com a arrogância de quem acha que tem o controlo da situação.
Fui avisado e agora que quero deixar de a usar não estou a conseguir. Tenho conhecimento de quem tenha conseguido e a insegurança deixa-me a pensar se algum dia voltarei a ser assim, normal como eles.
Tenho um caminho longo pela frente e sei que vai haver períodos difíceis em que terei recaídas e tornarei a usar. Para já vou deixando aos poucos, mas sinto-me muito mal com isso.
Aqueles que me avisaram, e a quem garanti que deixaria de usar quando quisesse, a verdade é que falam mas também vão usando. Mas eles sabiam bem que iria ser assim, e a ideia que me dá é que se resignaram à sua sorte.
Já tive pessoas a afirmar que não usam e que se sentem melhor agora, e eu acredito que seja mesmo verdade e espero também um dia chegar ao estágio a que eles chegaram.
O meu pedido de ajuda vai no sentido de vos perguntar se usam, se não usam, se vão continuar a usar ou se estão a tentar largar, como eu.
Digam-me como raio posso eu de deixar de usar máscara, sem sentir que estou a prevaricar.
Obrigado pela ajuda.